A Helibras vai participar da 1ª Feira de Inovação Aberta de Itajubá, que acontece entre 4 e 6 de novembro, no campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). O evento faz parte do projeto de fomento à inovação no município, financiado pela Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e executado pela UNIFEI com o apoio da prefeitura. A primeira ação deste projeto ocorreu em julho, com o lançamento do portal Rede de Inovação de Itajubá.
Por meio da feira, os organizadores pretendem promover a cidade como referência em tecnologia e conhecimento, e assim atrair empresários, pesquisadores e outros públicos de interesse para estimular tanto a geração de novos negócios quanto a aproximação entre as empresas e o meio acadêmico. Para tanto, há uma programação repleta de palestras, mini-cursos e talk show, com nomes como Paulo Matos, gerente de Inovação e Metodologia da FIAT; Nelson Faria, diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Rede Globo; e Guilherme Amaral, do Laboratório de Inovação da Universidade de São Paulo (USP).
Além das apresentações, a feira conta com estandes das empresas apoiadoras, entre eles o da Helibras. Durante o evento também será realizado o “1º Encontro Mineiro de Inovação Aberta”, com a apresentação de artigos acadêmicos.
A Helibras, que há 35 anos está inserida na cidade e vivencia constantemente a inovação em suas atividades, é uma das patrocinadoras desta iniciativa. “Estamos diretamente envolvidos com tecnologias inovadoras, especialmente pela área em que atuamos e por sermos a única fabricante de helicópteros na América Latina. Faz parte de nossa filosofia corporativa o incentivo à disseminação de pesquisa e novas práticas que agreguem eficiência no trabalho diário e em nosso produto final”, comenta Vitor Coutinho, diretor de Inovação da Helibras e coordenador do relacionamento com entidades de pesquisa e desenvolvimento dentro e fora do Brasil.
A cidade de Itajubá, além de abrigar em sua universidade federal cursos de altíssimo teor tecnológico, está se capacitando para construir um polo de asas rotativas que, em parceria com a Helibras, vai estudar processos e componentes de helicópteros. “O intuito é encontrar novas maneiras de executar processos ligados especificamente à produção, concepção e manutenção em nossas aeronaves, e também descobrir soluções para dificuldades que se aplicam aos demais mercados, por exemplo, crescimento sustentável, emprego de energias limpas e biocombustível, que poderão se estender a diversas indústrias”, explica Vitor. A isso cabe considerar as ações que a empresa já vem tomando para o projeto do helicóptero brasileiro em 2020.
O conceito de “inovação aberta” pode ser descrito como o uso de entradas e saídas intencionais de conhecimento para avançar em capacidade tecnológica como vantagem competitiva às empresas e profissionais. Para participar, basta comparecer à UNIFEI, nos dias do evento, e fazer um credenciamento.
Serviço
1ª Feira de Inovação Aberta de Itajubá
Data: de 04 a 06 de novembro
Local: UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
http://inovacaoitajuba.com.br